Prepare-se para uma viagem mágica e nostálgica ao universo da animação com Conversa Animada, o mais novo lançamento de Mariza Gualano. A obra é uma celebração apaixonada das animações de longa-metragem que marcaram gerações, desde os clássicos de Walt Disney e Hayao Miyazaki até os revolucionários brasileiros Alê Abreu e Otto Guerra.
O livro reúne mais de 1.100 frases icônicas e memoráveis de filmes animados, classificadas por temas como amizade, amor, vida, e muito mais. Entrelaçando análises de impacto cultural, curiosidades fascinantes e citações dos maiores nomes da animação, Conversa Animada encanta tanto os fãs quanto os estudiosos do gênero.
Mariza Gualano também ilumina o legado da animação brasileira, destacando pioneiros como Sinfonia Amazônica (1951) e obras modernas como O Menino e o Mundo (2013). Através de uma pesquisa minuciosa, o livro oferece uma visão única e abrangente do poder transformador das animações na sociedade.
Com ilustrações autorais e um texto que celebra a arte, a cultura e a criatividade, Conversa Animada é um convite irresistível para redescobrir a magia de histórias que nos conectam, emocionam e inspiram.
Disponível em formatos de capa dura e brochura, Conversa Animada é uma homenagem ao passado, presente e futuro do universo animado.
“O carinho, respeito e incentivo à animação estão explícitos muito afetivamente nesta vasta, inédita e inclusive comovente investigação da querida autora Mariza em um repertório de frases acumuladas, lembradas e agregadas que só poderia ser realizado por alguém abundante de entusiasmo e euforia por animação. Terminei de ler com gana de reler, contaminado pelo mesmo regalo e regozijo. Terminei de ler inspirado a reler, a reassistir, a escrever.”
MARCELO MARÃO
“Criadores de animação fazem mergulhos profundos, encontram universos, mundos. Descobrem neles seus personagens e o que dizem. Este livro traz pérolas pescadas e catalogadas pela Mariza.”
ALÊ ABREU
“Achei o livro muito divertido e muito legal! Parabéns, Mariza!”
CARLOS SALDANHA
“O livro da Mariza é uma máquina do tempo. Com ele pude viajar e me deparar com uma frase de 1966 que define exatamente o porquê de eu ter escolhido trabalhar com animação: “A animação é um alívio do que está acontecendo no mundo. Você se levanta de manhã, liga o rádio e ouve uma ponte cair em Albany, uma bomba explodiu aqui e há uma inundação na Costa Leste. Então você liga a TV e vê tudo visualizado. Em cores vivas, nada menos. Onde está o alívio? É isso que fazemos: Proporcionar alívio em produtos de fantasia. É importante fazer as pessoas esquecerem o que realmente está acontecendo”, declaração de Joseph Barbera (Um Homem Chamado Flintstone – 1966). Mariza, obrigada pelo alívio.”
MARIANA CALTABIANO
Arena no Set - 02-2025